Evangelismo nas comunidades(favelas)
Muitas pessoas me perguntam como é evangelizar em uma comunidade, se os traficantes deixam? È perigoso? Etc... Envangelizar em uma comunidade não é uma tarefa tão simples como alguns pensam, pois é uma missão de alto risco, porque é literalmente um campo de guerra e a única arma e blindagem que você pode levar é a presença de Deus e a sua palavra.
Importante dizer que não só os moradores são evangelizados mas também os que lá estão no crime.Alguem pode perguntar: "Será que vale apena evangelizar um traficante? Pois eles roubam, matam, traficam..." Já a muitos anos tenho desempenhado esse trabalho e vos digo que a sociedade só conhece o lado ruim, eu conheço o lado ser humano deles, pois quando chego as armas são abaixadas, uma oração é feita a Palavra de Deus é ministrada o responsavel pela crueldade, satanás, é expulso e o lado humano aparece onde há choro, quebrantamento e arrependimento.Então vale apena sim, pois logo vemos a libertação e quem empunhava um fuzil agora empunha a Bíblia Sagrada, todos merecem uma chance!
Peço ajuda e oração ao povo de Deus pois é uma missão muito espinhosa e são poucos que desejam fazer, orem por aqueles que estão no tráfico para que Deus os tire de lá, porque sempre ouço a maioria falar: "Para entrar é facil mas para sair é dificil". Abaixo, algumas imagens que lhe dará uma ideia do trabalho que desempenho durante o dia, a noite e na madrugada.
Quando chegamos, na entrada, já vemos algumas advertencias:
E já somos monitorados sem sabermos, por quem faz a contenção, por meio do rádio e atraves da mira do fuzil
Logo encontramos os que fazem a contenção e fiscalizam quem entra e sai pela comunidade e é aí que o evangelismo inicia.
Para quem não está acostumado assusta ao ver que o exercito do trafico é composto de jovens, homens, mulheres, idosos e até a criança já é envolvida em meio as armas:
Após passar por várias contenções, viciados e moradores encontramos o dono da boca, o que está de frente, gerente geral e demais gerentes escoltados por seguranças fortemente armados com fuzil, metralhadora, pistola, granada, coletes a prova de bala, rodeado de mulheres, com muito ouro no corpo e dinheiro a vontade.
Apesar de tudo isto de vez em quando ouço deles que não são felizes, lembro que certa vez evangelizando no complexo da maré em uma daquelas comunidades, um traficante ostentando no seu pescoço um grosso cordão de ouro, em cima de uma moto importada disse: "Pastor ore por mim pois não tenho paz,não sou feliz, tenho casas, mulheres, tocou na moto e disse essa moto importada não é roubada não, mandei comprar na loja à vista, tocou no colar e disse, ele vale o preço de uma casa, e com os olhos cheio de lágrimas repetiu eu não sou feliz ore pra mim deixar tudo isto e ser um servo de Deus."
Muitos me chamam de maluco por fazer este trabalho mas não ligo pois sei que muitos esperam uma palavra, uma oração pra deixar a vida errada e ser um servo de Deus e a minha recompensa vem do Senhor.
Pra mim é muito triste e algumas vezes assustador ver cenas de mães chorando com filhos mortos nos braços, tiroteio, destruição, viciados se acabando nas drogas como no crack, mas esta é a realidade nas comunidades no Rio de Janeiro.
Muitos questionam, como conseguimos entrar sem nenhum impedimento? E a onde a policia não vai, vamos desarmados, e não é porque temos parte no tráfico, se fosse assim só entraríamos só em determinadas favelas, pois à várias facções rivais a ponto de até moradores de outras comunidades as vezes serem impedidos de entrar, e nós vamos em todas comunidades, então qual é o segredo? O segredo é ser lavado e remido no sangue de Jesus e ter poder de Deus, só assim os traficantes respeitam nosso trabalho e reconhecem que Jesus atraves de nós é sua última esperança.
E não adianta se fingir de crente colocando a Bíblia em baixo do braço, pois a maioria que está lá são desviados que conhecem a palavra e as vezes o negocio fica sério que só pelo poder de Deus que a questão vai ser decidida, como por exemplo quando tentamos libertar vidas condenadas a morrer pelo tribunal do tráfico, não pense que só em dizer "Jesus te ama" vai resolver, que não resolve, a arma tem que travar, traficante tem que cair endemoniado, Deus tem que bradar no profundo.
Lembro de um jovem que quando chegamos o vimos ser espancado por vários traficantes com uma madeira conhecida como perna de 3, acusado de roubar na comunidade sua sentença foi a morte, após alguns minutos de dialogo tentando sua liberação o levaram para outra rua enquanto negociava com os traficantes que ficaram, foi quando ouvi que voltaram a golpear o rapaz e na autoridade do nome de Jesus fui aproximando e repreendendo, um dos traficantes apontou a pistola e apertou o gatilho mas a bala não saiu, tentou novamente e a bala não saiu, então liberou o jovem confessando que só estava liberando por causa da intervenção de Deus. Também certa vez quando chegamos em uma boca de fumo ali começamos a cantar e orar, chegou derepente uma blazer com varios traficantes armados com uma mulher que ia sendo levada para a morte, Deus tomou conta do ambiente os traficantes começaram a cantar, louvar a Deus com as palmas e a ordem veio pra que não fizessem nada com aquela mulher, onde ela muito emocionada disse: Deus mandou voces na hora certa. DEUS È FIEL!
Igreja vamos orar e trabalhar pra Jesus, repreendendo as potestades que querem destruir o ser humano.
O.B.S. (as imagens acima são de divulgação da internet sobre o trafico de drogas)
Em outras postagens estarei colocando imagens dos nossos cultos realizados em comunidades, aguardem!!!
Um abraço!
Pastor James Janssen.
Pastor James Janssen.